domingo, 19 de junho de 2011

CERIMÔNIA PÚBLICA DE ASSENTAMENTO DA PEDRA ANGULAR DO SUPREMO CONSELHO DO GRAU 33 EM MARINGÁ/PR

A Maçonaria promoveu dia 18 de junho, às 10h3o, a cerimônia pública de assentamento da pedra angular do futuro Templo Maçônico da 6ª Inspetoria litúrgica do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, em Maringá.

O evento aconteceu na Rua Pioneiro Lazaro Claro da Silva, no Jardim São Conrado, e foi presidido por Luiz Fernandes Torres, cidadão honorário de Maringá e Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil.

A pedra - uma caixa de mármore branco - foi enterrada no terreno do futuro templo e será aberta no dia 18 de junho de 2061. Dentro da caixa, estarão jornais do dia e mensagens com desejos para o futuro.

“O gesto feito hoje será repetido dentro de 50 anos, com reunião dos jornais do dia e de mensagens para o futuro em uma caixa, que serão lidas em 2111. Essa atitude tem a função de olhar para o passado, aproveitar as experiências e consultar as aspirações da sociedade. Daqui a 50 anos, a caixa será aberta e o conteúdo examinado e debatido", explica José Buzato, Inspetor Litúrgico da 6ª Inspetoria Especial do Grande Oriente do Paraná, do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, da qual fazem parte maçons de Maringá e região e de Cascavel.

De Cascavel, fazem parte da 6ª Inspetoria Liturgica do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, os maçons da Loja Maçônica Justiça Adonhiramita, que tem como Venerável Mestre Sergio Antonio Tomasetto.

Estiveram presentes na cerimônia os maçons cascavelenses Ademir Jesus da Veiga, Presidente da Loja Filosófica Marcos Lago, Sergio Antonio Tomasetto, Venerável Mestre da Loja Maçônica Justiça Adonhiramita e Gilberto da Veiga, Chanceler da Loja Maçônica Justiça Adonhiramita.